A abordagem metodológica da etnografia visando ao trabalho com os letramentos. 03/03/21

      Na última reunião, nossos coordenadores nos propuseram a leitura de dois arquivos oferecidos por eles, visando nossa identificação de princípios e noções teóricas de abordagem metodológica da etnografia, através da leitura.  

1º ARTIGO: O ingresso na prática docente dos letramentos sociais: caminhos para (re) encontros com o mundo da leitura, por Andréa Pereira.

Após leitura individual do artigo (1), identifique no artigo:

A) Momentos, marcas, sinais de que há uma preocupação dos participantes da pesquisa – professor-pesquisador; bolsistas/colaborador em formação – em construir um “lugar de fala”, que aponta para posturas e imposturas; 

R= A primeira análise feita pelos pibidianos foi a respeito da biblioteca da escola, que era precária em termos de quantidade de livros. Não obstante, os constituintes do projeto ainda não possuíam uma leitura acumula. Esse ponto pode ser considerando uma impostura, já que a preocupação acerca da leitura escassa dos alunos, divergia com a leitura individual deles. Entretanto, uma postura que deve ser marcada foi a mudança dos seus hábitos com os livros, para crescimento próprio e, principalmente, para sugestão e incentivo para que os alunos fizessem o mesmo. 

B)  Onde pode ser vista ou entrevista a noção de WINKIN (1998) do “saber estar com!”, que aponta para a postura de não neutralidade do pesquisador no campo.

R= No momento em que os pibidianos olharam para si e “souberam ver” suas incorreções: o tipo de abordagem que estavam usando, sem pensar no que seria melhor compreendido e aceito pelos alunos; suas falhas com os hábitos da leitura e na maneira pela qual retificaram suas atitudes. 


2º ARTIGO: Pedagogia Transmídia: Reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura de convergência, por Daniela Ferreira da Silva, Thalyta Vasconcelos de Siqueira e Luiz Fernando Gomes. 

Após leitura individual do artigo (2), identifique no artigo:

A) Em que medida o trabalho pedagógico proposto pode ser relacionado à noção de WINKIN (1998) do “saber ver!”, ou seja, saber rever e repensar sua crenças, valores, conhecimentos cristalizados em função de um determinada experiência com o “outro”.

R=  Na percepção que eles tiveram de que precisariam ir de contra ao que era normalizado na docência e na escolha das obras literárias. Tentaram compreender a visão cultural e cotidiana dos alunos e propuseram atividades que permitiam que eles se encontrassem. Para isso, utilizaram de recursos modernos como a transmídia e os multiletramentos. 




Comentários

Postagens mais visitadas